top of page

Tudo em excesso faz mal: participe da ação Carnaval na Vila x Prefeitura.

A vida toda meu pai sempre me dizia: “tudo em excesso faz mal". Ele tinha razão.

O bairro de Vila Madalena é atípico em sua arquitetura. Ruas estreitas, aclives, declives, tudo muito próximo e, "para ajudar", ainda é um bairro de passagem, aumentando muito o fluxo de automóveis no local.

O adensamento proposto pelo PDE, compromete toda sua estrutura no eixo do metrô Vila Madalena. Ruas íngremes, estreitas, sobre lençol freático, pois nasce ali o Rio Verde. Pensando na Vila Madalena daqui 15 anos, será um bairro com muita sombra, entupido de carros, bicicletas, motos, enfim, muita gente. No eixo do metrô Vila Madalena, já está totalmente adensado, temos de pensar em dar sossego, vida boa para seus moradores, comerciantes e visitantes da Vila e da cidade, e não fazer deste pedacinho de São Paulo, que hoje é considerado dentre os 15 bairros mais descolados do mundo, um verdadeiro formigueiro para se viver e conviver.Mas não para por aí. Amigos do bairro já estão de cabelos em pé porque, com certeza, virá novamente o Trio Elétrico da Destruição do Bairro e das Famílias durante um mês e uma semana na Vila Madalena.*

Administrar com equilíbrio, ouvindo tudo e a todos, planejando para dias melhores, medindo riscos, tendo cautela, testando atitudes e ajustando resultados para que se encontre o sucesso: nos parece este o caminho. * Quando atendemos parte da sociedade, causando um enorme tsunami com grande parte da comunidade, não nos parece o caminho. O bairro que é residencial antes de qualquer título, ficará totalmente ocupado por pessoas de todos os cantos da cidade. Pessoas que vem para a Vila com o objetivo de se embebedar, se drogar, ficar muito louco, urinar, defecar, transar, tudo isso ao céu aberto, nos cantos das ruas do bairro, sem se preocupar com quem quer que seja. Muros e paredes, quase em sua totalidade , todas pichadas !!! Não se trata de uma descrição inventada, e sim realidade da Copa e do último carnaval. Os bares são contra, pois as pessoas que vem pra cá nessa época, não vem pra gastar e sim consumir dos supermercados e dos ambulantes espalhados por todo o bairro. Conseguir estacionar o carro na rua é impossível.

Sr. Prefeito:

A Vila Madalena não comporta mega eventos. Ainda mais por tanto tempo: transborda, estraga, destrói. No ano passado, a Secretaria de Cultura (Prefeitura) autorizou perto de 80 blocos e trios elétricos em 5 finais de semana. Se preparem, pois o impacto será muito salgado aos moradores, comerciantes locais e amigos para 2016.Os políticos que autorizaram e canalizaram isso no bairro, têm de ter responsabilidade pelos danos causados aos moradores e comerciantes. O que acontece é que determinam, vira decreto, lei, sei lá o quê, e sobra pra todo mundo. Aí, o secretário vai embora e a bagunça continua. Mas em nossa opinião a Prefeitura de São Paulo tem de se responsabilizar sobre todos esses danos, pois pagamos impostos e respeitamos quem nos respeita. Deixando bem claro, ninguém é contra. Nem moradores, nem comerciantes, desde que haja planejamento, ordem, horário para início e término, que haja educação e respeito. Mas o que acontece – e falo por experiência própria – é que o bloco passa e os foliões ficam.Ambulantes seguram a moçada nas ruas, barulho "pancadão" perpetua, embrenhando na madrugada adentro. Sem falar da sujeira, do odor de xixi, garrafas e camisinhas espalhadas pelas ruas do bairro – diga-se de passagem, pessoas transando nas ruas e nas calçadas como animais.Bairro residencial e culturalA Vila Madalena é um bairro com as melhores galerias, livrarias, e muita arte urbana. Ali fica o Beco do Batman, uma das mais famosas referências do grafite de rua de São Paulo. É um bairro onde passear é uma delícia, comer bem é referência, e fazer compras é muito gostoso, pois há uma diversidade de lojas à disposição.

A Vila tem uma das vistas mais bonitas para a cidade. Isso dá pra conferir visitando as praças Éder Sader, José Carlos Burle e a admirável Por do Sol. Esse tipo de evento gigantesco não cabe na Vila, Sr. Prefeito.

Ninguém é contra o Carnaval, mas respeitem os moradores, os comerciantes, a beleza desse bairro. Determinem 1 ou 2 finais de semana com blocos da região. O Carnaval foi feito para brincar e não para ser uma fonte de renda de muitos blocos e destruição do local.Antes de boêmia, a Vila Madalena é residencial, é cultural. Excesso de autoridade, excesso de gente, excesso de barulho, excesso de lixo, excesso de tudo que possam imaginar. Claro que não podemos proibir as pessoas de virem para o bairro, pelo contrário. A Vila é espetacular, todos tem de vir curtir o bairro mesmo, pois é uma delícia.Nosso desejo é que durante todo o ano as autoridades olhem para o bairro com olhos diferenciados: um lugar despojado, que recebe turistas de braços abertos. Mas não se esqueçam dos moradores, dos comerciantes, e de todos aqueles que trabalham e zelam por um lugar incrível. Triste é ouvir de algumas pessoas que "os moradores que se mudem, pois a Vila não tem mais jeito."... Pensamento pequeno de pessoas vazias, que fazem muito barulho e são ocas por dentro.Desculpem, não vamos desistir. Cada vez mais pessoas, empresas e comerciantes nos apoiam e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde o Prefeito usará o seu bom senso e aparecerá para discutir com os moradores, com as pessoas que respiram Vila Madalena, para achar uma solução adequada e equilibrada, que fique bem para todos.

Do jeito que está, sobra para todo mundo: subprefeitura, CET, PM, GCM etc. São órgãos que têm de atender toda a cidade de São Paulo e ficam sem contingente para dar conta em sua plenitude.Pensando nisso, moradores e comerciantes estão se unindo juntamente com advogados para entrar com uma ação contra a Prefeitura. Todos os amigos que se sentirem prejudicados, por favor, entrem no nosso site e deixem seus dados, que informaremos os próximos passos. www.savima.com.br .Muito obrigado, juntem-se a nós e vamos lutar por um bairro melhor.

SAVIMA

Sociedade Amigos de Vila Madalena

Posts Recentes
Posts
Arquivo
Procurar
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
bottom of page