PRESERVILA 1
Bom dia amigos!
A SAVIMA Sociedade Amigos de Vila Madalena está reunindo moradores, comerciantes e amigos do bairro para que possamos enfrentar com maior afinco os problemas causados com o Novo Plano Diretor em nossa região aprovado pela prefeitura em julho de 2014.
Com certeza a qualidade de vida dos moradores e das pessoas que amam o nosso bairro diminuirão e muito. Então resolvemos debater o assunto, e já estamos nos encontrando há 2 meses. Após nossa conquista no adensamento no eixo do metro Vila Madalena, vamos começar a nos preocupar com a Lei de Uso e Ocupação do Solo na Vila Madalena.
Temos a chance de reverter o aumento dos limites de ruído proposto nas novas zonas ZEU, ZEM, ZC, ZMa e ZMISa.http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/12/2014-12-23-QUADRO-4B-minuta-PL-LPOUS-vfinal.pdf
Estamos contando com o apoio de todos apaixonados pela Vila Madalena para levantar a nossa bandeira, a arma mais eficaz de sensibilizar os nossos vereadores.
Haddad vai fechar as ruas dos nossos bairros de domingo.
A Prefeitura de São Paulo irá iniciar uma série de 32 audiências públicas para "discutir e debater" as suas propostas de “Rua Aberta”, fechando as ruas da cidade nas finais de semana.
Conforme matéria publicada no site da Prefeitura , além de apresentações ao vivo de teatro, dança, música e artesanato, está prevista a promoção de serviços aos empreendedores e a busca de patrocínio e apoio de empresas privadas.
O Urbanismo Cultural Totalitário.
Festival COCIDADE: um grande encontro de diversos movimentos ligados à ocupação da cidade que, de acordo com o convite recebido, promete uma impressionante lista de programas culturais, festas, música ao vivo e grafite.
Apoiado pela Secretaria da Cultura, o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a SMDU, responsável pelo PDE e o LUOS, e agora pela ocupação cultural da cidade.
Não foi à toa que durante consultas do PDE regional Pinheiros no Colégio Dante Alighieri do ano passado, um representante da SMDU citou facilitar a logística de entrega de cerveja, como um bom exemplo da mobilidade urbana!
Podemos pintar uma assustadora analogia com o livro e de filme homônimo Fahrenheit 451 onde, em um futuro não tão hipotético, quando os livros (e a história) são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas. Se alguém é flagrado lendo é preso e "reeducado". Se uma casa tem muitos livros e um vizinho denuncia, os "bombeiros" são chamados para incendiá-la.
Pela mesma lógica, se você mora em uma casinha antiga com jardim, isso não atende a função social e deve ser expulsa pelas hordas "felizes", cedendo o terreno para construir um lindo espigão.
Assim, percebemos que o urbanismo do Haddad virou uma ferramenta de controle social, tanto que a função da CET agora é atrapalhar o fluxo dos carros. O Haddad é Prefeito e advogado, mas ainda encontra tempo para lecionar sobre urbanismo na USP.
O Nabil Bonduki 24h.
Nenhum informe sobre a ocupação cultural seria completo sem lembrar do nosso ilustríssimo vereador licenciado e Secretário de Cultura.
Nada mais natural o seu progresso como relator do PDE para a Secretaria de Cultura Municipal.
Mas não se preocupem, seus projetos de lei estão em boas mãos, pois acabaram de aprovar por unanimidade na comissão de política urbana a nova Lei de 24h A PL 01-00594/2013 que prevê o fechamento de ruas, predominantemente comerciais, para atividades culturais durante 24 horas aos finais de semana ou feriados. Desde que a rua seja predominantemente comercial e que 2/3 dos moradores ou comerciantes da região peçam o fechamento.
Conforme a justificativa do Nabil "A ocupação do espaço público através da cultura, do lazer, e da arte no período noturno ou mesmo 24 horas, como é o caso da Virada Cultural de São Paulo, é um ótimo exemplo de política pública".
VOTO DISTRITAL | APOIAMOS ESSA IDEIA.
O arquiteto urbanista Francisco fez um projeto com nossas reivindicações e tudo o que era possível inserir no PDE, pois o prazo estava curto.
O projeto ficou pronto e já está nas mãos de todos os vereadores da Cidade de São Paulo. Temos uma reunião a marcar com o Diretor da SMDU e discutir sobre o plano.
Pois bem, estamos fazendo nossa parte, mas o Arquiteto Urbanista cobrou um valor pelo projeto e a parte da Vila Madalena ficou em 8mil e 300 reais.
O projeto já feito, se encontra com os vereadores e parece que está dando resultados.
Os amigos do bairro, moradores e comerciantes que puderem colaborar com qualquer quantia, pois precisamos pagar o Arquiteto, enviem um e-mail pra SAVIMA, que será retornado com os dados do Arquiteto Urbanista Francisco Luiz Scagliusi.
Atenciosamente,
SAVIMA
Sociedade Amigos de Vila Madalena